30 de abr. de 2014

A virtude da temperança


Imagem de Destaque


Trata-se de um “tempero”, de uma ordem dada às energias de vida que recebemos de Deus
Uma rápida consulta ao dicionário nos revela que a virtude da temperança tem algo a ver com a moderação na comida, na bebida e no sexo.

Santo Agostinho (354-430) recorda que comida, bebida e sexo são realidades que alimentam a vida humana e possibilitam tanto a sobrevivência do indivíduo (comida e bebida) como a sobrevivência da espécie humana como um todo (sexo).

Papa fala de comportamentos que comunidade cristã deve ter



Viver em harmonia, testemunhar Cristo e ajudar os pobres são atitudes que comunidades cristãs devem preservar, explicou Francisco

papa_comunidades cristãsPapa Francisco celebrou Missa, na manhã desta terça-feira, 29, na Casa Santa Marta, colocando, no centro de sua homilia, a comunidade cristã. Para o Santo Padre, cada comunidade deveria verificar a própria capacidade de viver em harmonia, testemunhar a Ressurreição de Cristo e ajudar os pobres.
Francisco recordou o exemplo das primeiras comunidades cristãs, conforme retratadas na Primeira Leitura do dia. Ele se concentrou em três comportamentos desse grupo: ser capaz de plena concórdia, dar testemunho de Cristo aos de fora e impedir que seus membros sofram com a miséria.
Essas comunidades tinham um só coração e uma só alma, destacou Francisco. Havia nelas a paz, o que significa que não havia lugar para fofocas, invejas, calúnias e difamações.

Na catequese, Papa fala sobre o dom do entendimento

Francisco retomou, hoje, ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo

catequese_dom do entendimentoPassado o período pascal, Papa Francisco retomou, nesta quarta-feira, 30, o ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo. O foco da reflexão foi o dom do entendimento, o que, segundo o Santo Padre, está intimamente ligado à fé, pois faz ver as situações com a inteligência de Deus, não com a do homem.
“Não se trata da inteligência humana, da capacidade intelectual de ser mais ou menos dotados. Mas é um dom que torna o cristão capaz de ultrapassar o aspecto exterior da realidade para perscrutar as profundezas do pensamento de Deus e do seu plano de salvação”, explicou Francisco.
Logo, o dom do entendimento tem ligação direta com a fé. Francisco explicou que, quando o Espírito Santo habita o coração e a inteligência do homem, cresce a compreensão dele sobre aquilo que Jesus disse e realizou.

Retiro para Religiosas: “Reaviva a chama do dom de Deus que é em Ti”


De 30 de maio a 01 de junho, em Rio Bonito/RJ, acontece o Retiro para Religiosas. Organizado pelo Ministério da RCC do Brasil para Religiosas e Consagradas, o encontro é aberto a todas as freiras e vocacionadas que já realizaram a experiência com o Espírito Santo e também para as que desejam aprofundar ainda mais a intimidade com este divino Amor.
Com o tema "Reaviva a chama do Dom de Deus que há em ti!" (cf. II Tim 1, 6,14), o retiro contará com oração, pregação, Santa Missa, adoração, além de partilha e fraternidade. Segundo a coordenadora nacional do Ministério, Irmã Viviane do Sagrado Coração de Jesus Sacerdote, Ob.C, este “será um momento de reavivar a chama da vocação e do carisma que nos foi dado”.
A programação se inicia em 30/05, com a Santa Missa presidida pelo assessor eclesiástico da RCC do Rio de Janeiro, Pe. Antônio José, às 18h30. E terá encerramento na tarde de 01/06, após o almoço. Além da presença da equipe nacional do Ministério para Religiosas e Consagradas, outros sacerdotes acompanharão o retiro, como Pe. Eduardo Braga (Dudu), da Arquidiocese de Niterói, do Rio de Janeiro.

Papa Francisco: "João XXIII e João Paulo II colaboraram com o Espírito Santo para restaurar e atualizar a Igreja"

Cidade do Vaticano (RV) - Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco presidiu neste Domingo da Misericórdia na Oitava de Páscoa, 27 de abril, a missa de canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II, na Praça São Pedro.
 
A praça, a Via da Conciliação e demais ruas adjacentes ao Vaticano estavam lotadas de peregrinos que vieram de várias partes do mundo para participar desse evento histórico para a Igreja Católica. Muitos fiéis dormiram em sacos de dormir espalhados pelas ruas e quando a Praça São Pedro foi aberta às 5h30 locais eles entraram para dentro da praça e esperaram o horário da celebração. 

16 de abr. de 2014

Viver bem a Semana Santa


altA Semana Santa, para nós cristãos, é a semana mais importante do ano. Como bem diz o nosso povo: “estamos vivendo os dias grandes”. Esta Semana é grande porque nela celebramos o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nesta Semana Deus manifestou todo o seu amor pela humanidade e por cada um de nós. Com o apóstolo Paulo, cada um de nós pode dizer: “Ele me amou e se entregou por mim”(cf. Gl 2,20).
A Semana Santa, que ora iniciamos, pode ser considerada um manual de instruções para o cristão. Jesus pediu a seus discípulos que preparassem, com todo esmero, a sua Páscoa e, com isso, nos ensina hoje a fazer o mesmo. Vamos ler e meditar juntos o relato dos preparativos da Páscoa de Jesus?

Quem sou eu frente a Jesus que sofre?


No início da Semana Santa, Papa Francisco presidiu a celebração de Ramos na Basílica de São Pedro, em Roma. Em sua homilia instigou os fiéis a se colocarem frente à paixão de Jesus e se confrontarem com a própria vida. Leia a homilia na íntegra:
altEsta semana começa com a festiva procissão dos ramos de oliveira: todo o povo acolhe Jesus. As crianças, os adolescentes cantam, louvam Jesus.
Mas esta semana continua com o mistério da morte de Jesus e da sua ressurreição. Ouvimos a Paixão do Senhor. Será bom fazermo-nos apenas uma pergunta: Quem sou eu? Quem sou eu, frente ao meu Senhor? Quem sou eu à vista de Jesus que entra festivamente em Jerusalém? Sou capaz de exprimir a minha alegria, de O louvar? Ou fico à distância? Quem sou eu, frente a Jesus que sofre?
Escutamos muitos nomes, muitos nomes. O grupo dos líderes, alguns sacerdotes, alguns fariseus, alguns doutores da lei, que decidiram matá-Lo. Esperavam só a oportunidade boa para O prenderem. Sou eu como um deles?
Ouvimos também outro nome: Judas. Trinta moedas. Sou eu como Judas? Escutamos outros nomes: os discípulos que não entendiam nada, que adormeciam enquanto o Senhor sofria. A minha vida está adormecida? Ou sou como os discípulos, que não compreendiam o que era trair Jesus? Ou então como aquele discípulo que queria resolver tudo com a espada: sou eu como eles? Sou como Judas, que finge amar e beija o Mestre para O entregar, para O trair? Sou eu um traidor? Sou eu como aqueles líderes que montam à pressa o tribunal e procuram testemunhas falsas: sou eu como eles? E, quando faço estas coisas – se é que as faço –, creio que, com isso, salvo o povo?
Sou eu como Pilatos? Quando vejo que a situação é difícil, lavo as mãos e não assumo a minha responsabilidade, condenando ou deixando condenar as pessoas? Sou eu como aquela multidão que não sabia bem se estava numa reunião religiosa, num julgamento ou num circo, e escolhe Barrabás? Para ela tanto valia: era mais divertido, para humilhar Jesus.

Um Deus Apaixonado

alt“Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (João 3, 16).
Deus nos criou por amor e nos amou a ponto de por mim e por você enviar ao mundo seu único Filho. De fato, a vida de Jesus, sua paixão e morte são um presente, um dom de Deus para a humanidade.
Ao nos criar, Deus nos dotou de inteligência e liberdade, para que pudéssemos escolher entre o bem e o mal, infelizmente fizemos a escolha errada, e então entrou no mundo o pecado, que nos separou da presença de Deus.

Beata Elena Guerra, a apóstola do Espírito Santo


altCom alegria, hoje celebramos o dia da Beata Elena Guerra, a apóstola do Espírito Santo. Ela e Papa Leão XIII, que escreveu a primeira Encíclica ao Espírito Santo na história da Igreja, são duas figuras proféticas do pentecostalismo Católico. Hoje também beato, Papa João XIII abriu o Concílio Vaticano II pedindo para a Igreja a graça de um Novo Pentecostes. Leia abaixo um artigo sobre as cartas escritas pela beata chamadas de “Escritos de Fogo”:
Elena Guerra viveu nutrindo um único sonho nascido de seu chamado profético na Igreja: Fazer o Espírito Santo mais conhecido, amado e invocado. Vendo o mundo de sua época pervertido por Satanás e uma multidão de almas se distanciando do Coração de Deus, Elena é convencida pelo Senhor a iniciar um grande epistolário com o Papa Leão XIII. Em suas cartas, ela pede ao Papa que chame novamente os cristãos para um retorno ao Cenáculo. Pela Novena de Pentecostes, desejava que fosse pregada a Palavra, a fim de que, os ensinamentos divinos iluminassem as mentes para o conhecimento do Espírito Santo e movesse a vontade dos cristãos para corresponderem às suas santas inspirações.

8 de abr. de 2014

#comPARTILHA


Neste domingo, 13.04.14, às 9:00 h.
Passaremos nas ruas de Itabaiana-PB para arrecadar:
ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS
AGASALHOS
BÍBLIA (se você tem mais de uma, faça uma doação para quem não tem condições de comprar. E se você tiver condições, adquira uma para fazer esta doação)

Vamos levar o alimento físico e espiritual para quem mais precisa.
Quaresma - Caridade - Amor - Páscoa - comPARTILHA.

De Deus é o nosso trabalho!

altUm dia de reflexão, formação, partilha, resgate da dignidade do trabalhador e sua família. Assim é o “Projeto Primeiro de Maio” que anualmente celebra o dia do Trabalhador com ações que promovem a Cultura de Pentecostes. O evento é organizado pelos Profissionais do Reino e possui diversas edições por todo o país. Em Araguaína/TO, o Projeto chega a sua sexta edição e, neste ano, atenderáos bairros Monte Sinai, Vila Azul, JK e Nova Araguaína.
O evento terá início com Missa campal na Comunidade São José Operário no bairro JK, às 7h. A celebração será um momento de Ação de Graças a Deus pelos trabalhadores e suas famílias, que deverão levar suas carteiras de trabalho para receber uma bênção especial. Logo após a Santa Missa, haverá café da manhã, e diversas atividades gratuitas que contemplam áreas como saúde, beleza, orientação jurídica, esporte e lazer, que acontecerão durante toda a manhã.
Este ano, a RCC da Diocese de Tocantinópolis aderiu ao desafio feito por Papa Francisco e, por isso, ousou levar o Projeto para as comunidades carentes ao redor do bairro JK: "Gosto de dizer que a posição de um discípulo missionário não é de centro, mas de periferia", disse o Pontífice.

“Eu sou a Ressurreição e a Vida”

altVivemos com a Igreja três domingos correspondentes a temas muito caros à vida cristã, em vista da celebração dos Sacramentos de Iniciação, prevista para a Vigília Pascal. As pessoas que serão batizadas na Páscoa estarão diante de Jesus Cristo, aquele que oferece a Água Viva, Jesus, Luz do Mundo, o mesmo que se revela Ressurreição e Vida, quando se dirige a Betânia, casa de seus queridos amigos Lázaro, Maria e Marta (Jo 11, 1-45). Betânia foi um lugar de experiências muito felizes e profundas de Jesus com seus discípulos. Tudo indica que era uma casa em que se sentiam à vontade, espaço de intimidade e liberdade. Podemos imaginar a visita feita por Jesus, quando a Marta pressurosa até reclama por sua irmã de dedicar tanto à escuta do Mestre, ou os diálogos em torno de uma mesa de almoço.

Não há nenhum limite para a misericórdia de Deus

Antes de rezar a oração do Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro neste domingo, 06 de abril, o Papa Francisco comentou a passagem do Evangelho que narra a ressurreição de Lázaro. Leia o texto na íntegra:
 
 
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
O Evangelho deste domingo de Quaresma nos narra a ressurreição de Lázaro. É o ápice dos “sinais” prodigiosos feitos por Jesus: é um gesto muito grande, muito claramente divino para ser tolerado pelos sumos sacerdotes, os quais, sabendo do fato, tomaram a decisão de matar Jesus (cfr Jo 11, 53).