2 de dez. de 2013

JNL: A experiência de levar o amor de Deus aos irmãos pelas ruas e praias

altQuem nunca teve a oportunidade de andar pelas praias abordando as pessoas com um ‘’Jesus te ama”, não sabe descrever a emoção que um missionário já viveu ao participar do  projeto Jesus no Litoral, uma das missões que a RCCBRASIL realizou na JMJ e um dos eventos mais esperados pela juventude carismática, dos estados litorâneos.
Muitos jovens que já tiveram a experiência de participar de um “Jesus no Litoral” narram suas experiências como dias inesquecíveis, assim como a jovem Marisol Alves, da cidade de Governador Valadares, que participou da missão Jesus no Litoral, na JMJ:
“O que antes era um sonho se tornou realidade, poder estar em uma Jornada Mundial e muito mais do que participar, poder me entregar em servir! Pude viver o que Deus tinha preparado para mim, enquanto peregrina sendo missionária... Vivi muitos combates estando ali, pensei em desistir, porém não conseguia abandonar o barco, só depois em oração que fui entender que o que não me deixou desistir foi o ‘sim’, que eu havia dado para Deus, e não para os homens. Todos os momentos vividos nestes 15 dias foram, sem dúvida, muito especiais, contudo, um dos momentos que me deixou em êxtase foi quando eu fui fazer a corrente humana para o Santo Padre passar, muitas coisas passaram pela minha cabeça, eu representava uma diocese, eu representava Minas Gerais, trazia uma responsabilidade sem igual.  Me senti um grão de areia em poder ter tamanha honra em servir de forma tão direta ao sucessor de Pedro. Encerro com uma das frases que inflamam meu coração com ardor missionário -“Eu quero que a Igreja vá para as ruas, eu quero que nós nos defendamos de toda acomodação, imobilidade, clericalismo. Se a Igreja não sai às ruas, se converte em uma ONG. A igreja não pode ser uma ONG" – Papa Francisco.”
Além da Missão Jesus no Litoral na JMJ, o projeto, que se originou no Paraná, funciona em vários estados do país e estará em sua terceira edição no Ceará.
Renata Rodrigues, da cidade de Granja/CE, conta como foi que começou sua história de amor com a missão JNL:
alt“Revendo as fotos da 1ª primeira edição, me passa um filme: a apresentação do projeto, a tensão de passar pela avaliação do núcleo estadual do Ministério Jovem pra conseguir pregar o Querigma em três minutos, desafio né? Mas nós aprendemos que é possível e aprendemos que podemos ir além quando estamos juntos com o Senhor. Lembro-me da chegada em Camocim/CE, tanta gente diferente, desconhecida, a princípio, e que se tornaram tão importantes, laços de amizade que permanecem, porque a amizade edificada em Cristo permanece. O arrastão, que arrastou Camocim mesmo, os olhares curiosos para entender o que estava acontecendo na cidade, os sorrisos, o brilho no olhar das pessoas. Aprendi na missão Jesus no Litoral que um ‘Jesus te ama’ pode mudar a vida de alguém. Aprendi que um sorriso sincero também é capaz de transformar a tristeza em alegria e que muitas pessoas dependem do nosso sorriso. E a invasão na praia? Ah, a invasão na praia! Último dia de Jesus no Litoral, todos cansados fisicamente, e sem voz, mas a alegria do Senhor sempre será a nossa força, por isso nós vamos além!
Passou também a 2ª edição, numa dimensão muito maior que a 1ª, e eu com uma missão maior, assumindo a coordenação da comunicação, que por sinal me surpreendeu positivamente! E agora a 3ª edição está chegando, em 2014. A ansiedade ainda é a mesma da 1ª, isso porque a cada missão um novo desafio nos é concedido e também porque o Espírito Santo nos inquieta pra servir. Só quem viveu o Jesus no Litoral consegue entender essa experiência fantástica com o amor de Deus: levar o Cristo aos mais necessitados, às casas, à praia, ao presídio, ao hospital, e tantos outros lugares.
Agradeço a Deus as oportunidades de ter vivido, 1ª edição e 2ª edição Jesus no Litoral Ceará, Jesus na Serra, Semanas Missionárias em Granja, Jesus no Litoral edição especial JMJ e a expectativa de viver a 3ª edição Ceará. Agradeço também a Deus, por cada laço de amizade criado... Essa é a ‘alegria de poder dizer: QUE MARAVILHA É SER UM FILHO DE DEUS!’ Obrigada Senhor! E vem que vem 3ª edição”.
Para participar das missões JNL é preciso que os missionários tenham uma formação básica e determinado tempo de caminhada. Portanto, o servo precisa terno mínimo, dois anos de atuação na vida paroquial por meio do Grupo de Oração; recebido a formação para o discipulado e para anúncio do querigma; ter participado de ao menos uma ação evangelizadora nos moldes da ‘Missão Jesus no litoral’ ou similares, inclusive também as missões realizadas nas dioceses no Brasil que possuem semelhante configuração; ser maior de dezoito anos; ser recomendado à coordenação da missão através de uma carta de envio pela coordenação diocesana da RCC e ter vivido a experiência de um Seminário de Vida no Espírito Santo.
JNL no Ceará e na Paraíba
A terceira Edição do JNL Ceará se realizará entre os dias 8 e 12 de janeiro na cidade de Camocim e aguarda por cerca de 150 jovens para atuarem na missão querigmática de evangelizar pelas praias.
Em janeiro também acontece em João Pessoa/PB, entre os dias 4 e 12 mais uma edição do JNL. Muitos jovens já se encontram na expectativa, assim como o inscrito Giancarlo Souza, da cidade de Ingá/PB: “Estou muito ansioso para participar pela primeira vez do Jesus no Litoral em João Pessoa. Será a segunda edição, mas este ano não pude participar. Quando vi a alegria dos jovens que foram pro JNL, fui contagiado pela mesma graça, mesmo sem ter ido. Porém, ano que vem, eu quero vivenciar junto com meus irmãos. Será uma benção!”.
As inscrições na Paraíba vão até 01 de dezembro, pelo site do Ministério Jovem PB.
Para mais informações sobre a Missão no Ceará, acesse o blog do Ministério jovem da RCC CE e também o Facebook do evento.

Fonte: http://www.rccbrasil.org.br/eventos/index.php/artigos/520-jnl-a-experiencia-de-levar-o-amor-de-deus-aos-irmaos-nas-ruas-e-praias

Nenhum comentário:

Postar um comentário