30 de out. de 2014

O significado da Missão

Missão
Missão é a pregação religiosa em locais onde sua religião ainda não foi difundida, realiza trabalho de promoção social ou em local que necessite de reavivamento de sua crençaou religião. O missionário é quem realiza o trabalho e é uma figura comum dentro de diversas crenças. Na verdade dentro da concepção cristã, missionário é a figura do fundador de novas igrejas.

O Senhor virá e ele não tardará

Nós precisamos aguentar firme, porque Deus logo chegará e nós teremos um banquete, que será de céus novos e uma terra nova, e lá o Senhor enxugará todas as nossas lágrimas. Isso o Senhor nos disse e nós exclamaremos: “Esse é o nosso Deus, esperamos n’Ele até que Ele nos salvou”.
Meu irmão, falar da volta do Senhor é falar de certezas, evidências e esperanças. Sua vinda é uma questão de tempo, e Ele só está demorando, porque está nos dando o tempo da misericórdia.
Quando chegarmos à terra nova, estaremos seguros, porque a mão do Senhor repousará sobre nós. Não será apenas no fim dos tempos que Ele nos guardará. Deus está vindo a cada dia. Você não percebe a presença palpável d’Ele na sua vida, no seu dia a dia?
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Fonte: http://padrejonas.cancaonova.com/mensagem-do-dia/o-senhor-vira-e-ele-nao-tardara/

"Quando se olha Cristo não se erra"

Na catequese desta quarta-feira (29), realizada durante a tradicional Audiência Geral, o Papa Francisco falou sobre a realidade visível e a realidade espiritual da Igreja. Eis o texto na íntegra:

Queridos irmãos e irmãs, bom dia
Nas catequeses precedentes, tivemos a oportunidade de evidenciar como a Igreja tem uma natureza espiritual: é o corpo de Cristo, edificado no Espírito Santo. Quando nos referimos à Igreja, porém, imediatamente o pensamento vai para as nossas comunidades, às nossas paróquias, às nossas dioceses, às estruturas nas quais nos reunimos e, obviamente, também à componente e às figuras mais institucionais que a regem, que a governam. Esta é a realidade visível da Igreja. Devemos nos perguntar, então: trata-se de duas coisas diversas ou da única Igreja? E, se é sempre a única Igreja, como podemos entender a relação entre a sua realidade visível e aquela espiritual?

21 de set. de 2014

Rede Nacional de Intercessão Setembro – Combater o mal para exercer a Intercessão Profética

O intercessor precisa combater o mal em sua vida para remover os bloqueios que o impedem de ver com olhos espirituais e, para isso, é preciso tomar a decisão de lutar contra tudo que o afasta de Deus.
A palavra combate pode ser traduzida como o ato de fazer guerra, lutar contra. No sentido espiritual, combate é fazer guerra contra os inimigos que tentam nos afastar de Deus. É a luta espiritual que em certo sentido se dá sempre quando oramos. Esta é a luta permanente que todo o cristão enfrenta contra a sua própria natureza, contra o mundo e contra o demônio.
alt"Nossa vida é um combate espiritual com espíritos malignos invisíveis. Eles nos provocam através de nossas fraquezas e paixões e nos incitam a desobedecer aos mandamentos de Deus. Quando olharmos com discernimento, descobriremos que para toda paixão há uma cura, um mandamento oposto; portanto, os inimigos da humanidade tentam nos afastar desta cura salvadora" (São Macário).
São Paulo afirma que este combate se trava contra nós (cf. Ef. 6,12). Sim, estamos em combate, e como bons combatentes precisamos estar aparelhados e bem treinados sabendo que o Senhor nos concede os meios necessários para nos preparar devidamente. É necessário, no entanto, permanecer firme sem jamais desanimar como nos orienta a Palavra de Deus em Efésios 6,10 – “fortalecei-vos no Senhor” quer dizer: adquira força espiritual.
Mas, fiquemos em alerta, o mal anda ao redor, buscando a quem possa devorar (cf. I Pe. 5,8) e lembre-se que ao nos tornar cristãos, entramos diretamente num antigo campo de batalha onde temos à nossa frente um triplo inimigo: o mundo, a carne e o demônio. Para vencê-los precisamos entender tudo quanto pudermos sobre eles, afinal nenhum general vai à batalha sem conhecer as estratégias do seu inimigo.  Vamos então, rapidamente examinar cada um deles:
Primeiro, o mundo. Quando a Bíblia fala “do mundo” neste contexto, refere-se ao sistema culpado, rebelde, do mundo. É o mundo que gosta das trevas e odeia a luz (Jo 3,20), que é dirigido “pelo deus deste século” (II Cor 4,4), “o príncipe da potestade do ar” (Ef 2,2).
O segundo inimigo é o demônio. Ele é conhecido como “o deus deste século”. Era o nosso pai espiritual antes de pertencermos à família de Deus pelo santo Batismo (cf. Jo. 8,44; Ef. 2,2-3). Jesus o definiu como um ladrão que vem para “matar, roubar e destruir” (cf. Jo. 10,10).

“O Papa Francisco com toda palavra e gesto nos convida a permanecer no amor de Deus e a levá-lo ao próximo”, disse um cardeal do país

“Permaneçam no meu amor” foi o tema escolhido para a viagem do Papa Francisco ao Sri Lanka, de 13 a 15 de janeiro de 2015, segundo informou à Agência Fides, o Cardeal Malcolm Ranjith, Arcebispo de Colombo.  A frase é do Evangelho de São João.
“O Papa Francisco com toda palavra e gesto nos convida a permanecer no amor de Deus e a levá-lo ao próximo: uma mensagem preciosa para nós em Sri Lanka.” disse o Cardeal Malcolm Ranjith.
O Cardeal afirmou: “Estamos muito felizes com a presença do Santo Padre em nossa terra. Consideramos isso uma honra e um grande encorajamento para a Igreja em Sri Lanka. Os preparativos estão indo adiante sem obstáculos, no campo espiritual e organizacional. Esperamos o pontífice com alegria e o receberemos como um hóspede muito querido”.

9 de ago. de 2014

Ele me chamou, me amou e eu me rendi ao Amor!

Para mim, vocação significa um grande dom de Deus que Ele concede a cada um de nós. Pois, pelo batismo nos tornamos todos vocacionados (chamados) ao exercício da vocação cristã: anúncio e vivência da Boa Nova. No entanto, Jesus em sua vida terrestre quis chamar alguns para dar continuidade a sua missão de modo especifico, a estes deu o nome de apóstolos. “Depois subiu à montanha, e chamou a si os que ele queria, e eles foram até Ele. E constituiu Doze, para que ficassem com ele, para enviá-los a pregar, e terem autoridade para expulsar os demônios” (Mc 3, 13-15). O Senhor chamou quem Ele queria! É obvio que Jesus não chamou os melhores, os perfeitos e os prontos, pelo contrário Ele chamou e ainda hoje continua a chamar os mais necessitados do seu amor e da sua misericórdia. Eu sou um exemplo dessa escolha de Jesus!

Encontro de Cura e Libertação na Canção Nova com o Padre Fortea: palestra “A árvore do mal”

Hoje começaremos esta reflexão com um texto bíblico muito conhecido, mas que talvez vocês nunca pararam para refletir com profundidade este tema.
Utilizaremos o livro dos Gênesis capítulo 2 e 3. Falaremos da árvore do conhecimento Bem e do Mal que estava no centro do Jardim do Edem.
Deus deu uma ordem a Adão e a Eva “Não comais, nem sequer o toqueis, do fruto da árvore que está no centro do jardim, contrário morrereis”.
Veja a ordem de Deus foi bem clara, porem, bem sabemos que o que tem de atrativo para o mal é o bem que ele tem dentro.
O bem que existe no mal é o que nos atrai. Foi isso que atraiu Adão e Eva, e esse bem foi a tentação do conhecimento. Eles sabiam o que era o mal, mas não tinham experimentado o mal. Apenas sabiam que ele poderia existir.
No jardim do Edem, não estava somente a árvore do bem e do mal, mas também a serpente, que é símbolo do demônio. Ele se utilizou da serpente para atrair Eva para si, porque, se o demônio mostrasse o seu rosto verdadeiro, ele nos assustaria e e ao invés de nos atrair , se o vissemos, buscaríamos cada vez mais a oração.

28 de jun. de 2014

Grupo Rainha da Paz 18 Anos de Evangelização.

Venho convidar você para participar da missa dos 18 anos do Grupo Rainha da Paz nesse Domingo dia 29 ás 19:30 na Igreja Matriz.

Uma coisa peço ao Senhor e a procuro:
que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida,
para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.
Salmos 27:4

Mensagem do dia




Alegres, mesmo em meio à tribulação "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos". O Senhor quer nos ver alegres nas tribulações e nas situações que parecem impossíveis de se resolver. É ordem do Senhor sermos alegres.

O cristão passará por uma grande tribulação, por isso, o Pai está nos treinando para sermos homens e mulheres de oração, mesmo nos momentos de dor. Mas, para isso, é preciso pedir a Deus o Espírito Santo. Peçamos a graça de, mesmo em meio à tribulação, aprender a orar sem nos desesperarmos.

Tudo o que pedirmos em oração, peçamos com fé, não como um derrotado, mas como alguém que crê, porque Deus diz que quem pedir receberá.

"Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade" (Filipenses 4,4). O Senhor precisa que sejamos homens e mulheres de oração. Por isso, peçamos a Ele que nos treine para orarmos com fé.



Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


Fonte: http://cancaonova.com/portal/canais/pejonas/pejonas_msg_dia.php

Assembléia Estadual da RCC teve início em Campina Grande

20140621 110009Lideranças da Renovação Carismática Católica da RCCPARAÍBA estão reunidas em Campina Grande, no Centro Diocesano do Tambor para a Assembléia Ordinária do Movimento. Estão presentes os Coordenadores Estaduais de Ministérios e Presidentes Diocesanos, além de Flávio Laurentino, Presidente Estadual e Felippe Felizardo, ex-Presidente da RCCPB.
Durante a manhã, houve um grande momento de clamor, pedindo a efusão do Espírito Santo sobre cada participante e por todo o estado. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Padre Anselmo da Diocese de Guarabira. O Padre falou sobre uma grande responsabilidade que a RCC possui nos dias atuais. "A Renovação Carismática tem uma grande responsabilidade: a de rezar pela libertação pessoal de quem vem até nós. A RCC tem que divulgar as maravilhas do Evangelho, tem que fazer essa propaganda. Não podemos nos acomodar, temos que incomodar. Temos que ser ousados e usados", afirmou, acrescentando que o mundo está precisando de profetas e que a identidade da Renovação deve estar na unidade.
A tarde, a assembléia terá continuidade com a apresentação das ações dos ministérios pelos coordenadores estaduais.


Fonte: http://www.rccpb.com.br/portal/index.php/rccpb_noticias/232-assembleia-estadual-da-rcc-teve-inicio-em-campina-grande

4 de jun. de 2014

Papa Francisco: A Renovação Carismática é uma corrente de graça para a Igreja


A Renovação Carismática Católica exultou de alegria neste domingo (1º de junho) pelo histórico encontro do Movimento com o Papa Francisco. O Pontífice esteve presente na 37ª Convocação da Renovação na Itália. O encontro continua acontecendo até esta segunda-feira, no Estádio Olímpico em Roma.
Ao chegar, o Papa Francisco foi recebido por uma multidão de fieis carismáticos vinda de mais de 50 países. O presidente da RCC italiana, Salvatore Martinez, deu as boas vindas ao Santo Padre dizendo que o estádio não é palco de um jogo de futebol, mas há sempre uma equipe a dos discípulos de Jesus, cujo técnico é o Espírito Santo e o capitão, o Papa. “A estratégia de jogo é maravilhosa! Colocando em campo a fé, a vitória de Jesus está garantida”, disse.
Alguns representantes de sacerdotes, jovens, famílias e enfermos deixaram seu testemunho intercalados pelas palavras do Santo Padre, que finalizou o momento com uma oração. Seguindo as atividades, o Papa Francisco deu início ao seu pronunciamento, o qual se lê na íntegra.

Katia Zavaris: Papa Francisco, a RCC do Brasil te ama!


alt
Durante a 37ª Convocação da Renovação Carismática Católica da Itália, iniciada neste domingo (1º de junho), que contou com a presença de Papa Francisco, a RCC do Brasil recebeu uma graça especial: expressar-se ao Santo Padre.
O evento que aconteceu no Estádio Olímpico de Roma acolheu mais de 50 mil pessoas vindas de mais de 50 países de todo o mundo. O Brasil contou com uma delegação de mais de 400 pessoas.
Dentre essas dezenas de milhares de pessoas, a presidente do Conselho Nacional da RCC do Brasil, Katia Zavaris, teve a graça de cumprimentar Papa Francisco. Segundo ela, “foi uma graça que o país recebeu através da presidente do ICCRS, Michel Moran, ter um representante da Renovação Carismática Católica do Brasil cumprimentando o Papa Francisco”.

24 de mai. de 2014

Dia 1 de Junho - MOBILIZAÇÃO JOVEM na cidade de ITABAIANA, com o Tema: O Valor da Vida


Cenáculo Mariano


Veni Creator, reflexão Teológica e Científica em suas mãos!

Na intenção de ser rosto e memória de Pentecostes, a Renovação Carismática Católica vem facilitar o acesso a conteúdos acadêmicos de qualidade, como os artigos científicos que a revista Veni Creator disponibiliza em suas edições. Por meio da assinatura bianual, é possível que se receba de maneira cômoda e garantida a publicação. O conteúdo da revista é contido com artigos de autores que contribuem para a maturidade eclesial do Movimento, através de um olhar científico sobre as afirmações da nossa Igreja, da RCC, atualidades, fatos históricos, entre outros.

Dioceses têm desconto para curso do Ministério de Oração por Cura e Libertação no IEAD

Durante o Encontro Nacional para Coordenadores Diocesanos o IEAD RCCBRASIL reabriu a oportunidade para as dioceses indicarem servos para receber subsídio na inscrição para o curso do Ministério de Oração por Cura e Libertação.

A responsabilidade de indicação é dos coordenadores diocesanos que este mês, poderão indicar até dez pessoas para realizarem o curso com desconto de R$ 25,00 no valor da inscrição. Portanto, o investimento total do curso será de apenas R$ 45,00. O pagamento ocorre no ato da inscrição, não há cobrança de mensalidade e o curso tem duração de três meses e meio.
Entre essas dez pessoas, podem ser indicados: coordenadores e núcleos diocesanos do Ministério; sacerdotes; religiosos e membros de Novas Comunidades (que exercem o ministério); coordenadores e servos do GO (do Ministério de Oração por Cura e Libertação e de outros como música, pregação, formação). Este subsídio tem o objetivo de favorecer a formação das lideranças carismáticas.
O aluno matriculado nos cursos do IEAD terá acesso a vídeo-aulas, áudio-aulas, leituras complementares, leituras bíblicas, exercícios e fóruns. Tudo por meio do ambiente virtual de aprendizagem. Desta forma, o aluno pode organizar seu próprio horário de estudo.

Ministério Jovem da RCC São Paulo realiza Congresso Estadual

altA juventude sentinela do estado de São Paulo é convidada a participar do Congresso Estadual do Ministério Jovem que será realizado de 30 de maio a 1º de junho, em Lorena/SP, nas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – FATEA.
O evento tem como objetivo dar continuidade ao processo de formação dos jovens, com o tema: “Sentinelas da Manhã: identidade, afetividade e sexualidade”, título do próximo livro da coleção Sentinelas da Manhã que tem previsão de lançamento entre o final de 2014 e início de 2015.
A programação do congresso conta com pregações que falarão sobre o tema central do encontro, momentos de oração, santa missa e atividades artísticas e culturais. Para aprofundar a formação, os jovens poderão escolher participar de dois dos 10 workshops que abordarão temas atuais como Ideologia de Gênero, Bioética, Cultura de Morte, Teologia do Corpo, Temperamentos e Vocação.

Nossa Casa, Nossa Bênção: Vitória de Jesus!



 
 
Obras de construção da Sede Nacional da RCCBRASIL serão retomadas

 A Renovação Carismática Católica do Brasil se levanta em grande louvor ao Senhor por mais uma vitória alcançada. Nesta terça-feira (20), vimos a misericórdia de Deus se manifestar e sua glória brilhar em favor da justiça: as obras de construção de nossa Sede Nacional serão retomadas.
Na 1ª Vara da Comarca de Lorena/SP, foi realizada uma audiência de conciliação tratando do processo de doação do terreno na cidade de Canas/SP, onde está sendo construída a Sede Nacional da RCC do Brasil.
Em dezembro de 2013, o Ministério Público alegava irregularidades da parte da Prefeitura nos atos de doação do terreno ao Movimento. As obras foram paralisadas e os advogados da RCCBRASIL trabalharam, desde então, por um acordo.  Em janeiro de 2014, foi feita a defesa do Movimento com a apresentação de documentos, demonstrando toda a transparência com que o processo havia sido realizado.
Na audiência realizada nessa terça (20), o juiz Leonardo Guilherme Widmann homologou o acordo que anulou o processo de desapropriação realizado pela Prefeitura de Canas, devolvendo o terreno à proprietária inicial. Depois, foi acordada a compra do terreno pela RCCBRASIL. A proprietária não quis fazer reajuste no preço do terreno, sendo adquirido pelo mesmo valor da desapropriação realizada na época da doação.

5 de mai. de 2014

Mensagem do dia




  A vinda do Senhor está cada vez mais perto! O Senhor, hoje, está nos dizendo que a Sua vinda é certa como a da aurora. A coisa é certa e vai acontecer, por isso, apliquemo-nos em conhecê-Lo. Nós não estamos trazendo coisas de protestantes, como costumam dizer alguns católicos. É coisa bíblica, é coisa certa.

Já no Antigo Testamento, falava-se da vinda do Senhor, da volta d'Ele. O profeta a compara com a chuva da primavera, porque precisamos desejar essa vinda, assim como um judeu esperava pela chuva.

Nós católicos precisamos rogar a Deus que apresse a vinda do Senhor. Por isso, o início da profecia, de hoje, nos faz voltar para o Senhor.

Encontro Nacional para coordenadores diocesanos da RCC já começou


altOs participantes foram acolhidos pessoalmente na porta do auditório com o abraço da presidente do Conselho Nacional, Katia Zavaris, e do secretário geral, Onazir Conceição. Na recepção, foram distribuídas pastas contendo uma carta da presidente e materiais da RCCBRASIL.
Durante a oração inicial, foram proclamadas palavras de ciência e profecias de Deus que pediu que se combatesse a surdez e cegueira espiritual e que cada coordenador tivesse clareza da necessidade de mergulhar no Espírito Santo.
A fala de abertura do encontro com Katia Zavaris teve início com o relato de como foi a preparação para este retiro e a importância de que os coordenadores deixem que Deus conduza a RCC, sendo dóceis ao Espírito Santo. Ela recomendou que todos leiam o livro de Baruc, pois Deus tem falado que os servos não estão escutando a voz dEle.

O mundo e a Igreja

A Igreja de Jesus Cristo saiu literalmente à Praça Pública, no dia da canonização de São João XXIII e São João Paulo II, dois papas de nossa geração, testemunhas das muitas vicissitudes e alegrias do tempo desafiador e maravilhoso em que nos encontramos. Quem acompanhou pessoalmente ou através dos meios de comunicação pôde conferir a diversidade das culturas, línguas e povos ali representados. Chamava atenção o fato de que chefes de Estado e de Governo compartilhavam espaço e emoção com a multidão presente em Roma. As várias confissões cristãs, representantes de outras religiões e pessoas de convicções diferentes, um mundo inteiro se sentia atraído por duas figuras ímpares quanto à missão exercida a seu tempo e quanto à têmpera de seu modo de ser homens e cristãos.

Catequese: O dom do entendimento nos leva à intimidade com Deus

Nesta quarta-feira (30), Papa Francisco deu continuidade ao ensino sobre os do Espírito Santo. Na Praça de São Pedro, em Roma, o Santo Padre meditou sobre o dom do entendimento. Leia na íntegra:
altQueridos irmãos e irmãs, bom dia.
Depois de levar em consideração a sabedoria, como o primeiro dos sete dons do Espírito Santo, hoje eu gostaria de chamar a atenção para o segundo dom, o entendimento, que não é a inteligência humana, a capacidade intelectual da qual podemos ser mais ou menos dotados. Em vez disso, é uma graça que só o Espírito Santo pode infundir e que desperta no cristão a capacidade de ir além da aparência exterior da realidade e busca as profundezas do pensamento de Deus e do seu desígnio de salvação.

30 de abr. de 2014

A virtude da temperança


Imagem de Destaque


Trata-se de um “tempero”, de uma ordem dada às energias de vida que recebemos de Deus
Uma rápida consulta ao dicionário nos revela que a virtude da temperança tem algo a ver com a moderação na comida, na bebida e no sexo.

Santo Agostinho (354-430) recorda que comida, bebida e sexo são realidades que alimentam a vida humana e possibilitam tanto a sobrevivência do indivíduo (comida e bebida) como a sobrevivência da espécie humana como um todo (sexo).

Papa fala de comportamentos que comunidade cristã deve ter



Viver em harmonia, testemunhar Cristo e ajudar os pobres são atitudes que comunidades cristãs devem preservar, explicou Francisco

papa_comunidades cristãsPapa Francisco celebrou Missa, na manhã desta terça-feira, 29, na Casa Santa Marta, colocando, no centro de sua homilia, a comunidade cristã. Para o Santo Padre, cada comunidade deveria verificar a própria capacidade de viver em harmonia, testemunhar a Ressurreição de Cristo e ajudar os pobres.
Francisco recordou o exemplo das primeiras comunidades cristãs, conforme retratadas na Primeira Leitura do dia. Ele se concentrou em três comportamentos desse grupo: ser capaz de plena concórdia, dar testemunho de Cristo aos de fora e impedir que seus membros sofram com a miséria.
Essas comunidades tinham um só coração e uma só alma, destacou Francisco. Havia nelas a paz, o que significa que não havia lugar para fofocas, invejas, calúnias e difamações.

Na catequese, Papa fala sobre o dom do entendimento

Francisco retomou, hoje, ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo

catequese_dom do entendimentoPassado o período pascal, Papa Francisco retomou, nesta quarta-feira, 30, o ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo. O foco da reflexão foi o dom do entendimento, o que, segundo o Santo Padre, está intimamente ligado à fé, pois faz ver as situações com a inteligência de Deus, não com a do homem.
“Não se trata da inteligência humana, da capacidade intelectual de ser mais ou menos dotados. Mas é um dom que torna o cristão capaz de ultrapassar o aspecto exterior da realidade para perscrutar as profundezas do pensamento de Deus e do seu plano de salvação”, explicou Francisco.
Logo, o dom do entendimento tem ligação direta com a fé. Francisco explicou que, quando o Espírito Santo habita o coração e a inteligência do homem, cresce a compreensão dele sobre aquilo que Jesus disse e realizou.

Retiro para Religiosas: “Reaviva a chama do dom de Deus que é em Ti”


De 30 de maio a 01 de junho, em Rio Bonito/RJ, acontece o Retiro para Religiosas. Organizado pelo Ministério da RCC do Brasil para Religiosas e Consagradas, o encontro é aberto a todas as freiras e vocacionadas que já realizaram a experiência com o Espírito Santo e também para as que desejam aprofundar ainda mais a intimidade com este divino Amor.
Com o tema "Reaviva a chama do Dom de Deus que há em ti!" (cf. II Tim 1, 6,14), o retiro contará com oração, pregação, Santa Missa, adoração, além de partilha e fraternidade. Segundo a coordenadora nacional do Ministério, Irmã Viviane do Sagrado Coração de Jesus Sacerdote, Ob.C, este “será um momento de reavivar a chama da vocação e do carisma que nos foi dado”.
A programação se inicia em 30/05, com a Santa Missa presidida pelo assessor eclesiástico da RCC do Rio de Janeiro, Pe. Antônio José, às 18h30. E terá encerramento na tarde de 01/06, após o almoço. Além da presença da equipe nacional do Ministério para Religiosas e Consagradas, outros sacerdotes acompanharão o retiro, como Pe. Eduardo Braga (Dudu), da Arquidiocese de Niterói, do Rio de Janeiro.

Papa Francisco: "João XXIII e João Paulo II colaboraram com o Espírito Santo para restaurar e atualizar a Igreja"

Cidade do Vaticano (RV) - Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco presidiu neste Domingo da Misericórdia na Oitava de Páscoa, 27 de abril, a missa de canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II, na Praça São Pedro.
 
A praça, a Via da Conciliação e demais ruas adjacentes ao Vaticano estavam lotadas de peregrinos que vieram de várias partes do mundo para participar desse evento histórico para a Igreja Católica. Muitos fiéis dormiram em sacos de dormir espalhados pelas ruas e quando a Praça São Pedro foi aberta às 5h30 locais eles entraram para dentro da praça e esperaram o horário da celebração. 

16 de abr. de 2014

Viver bem a Semana Santa


altA Semana Santa, para nós cristãos, é a semana mais importante do ano. Como bem diz o nosso povo: “estamos vivendo os dias grandes”. Esta Semana é grande porque nela celebramos o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nesta Semana Deus manifestou todo o seu amor pela humanidade e por cada um de nós. Com o apóstolo Paulo, cada um de nós pode dizer: “Ele me amou e se entregou por mim”(cf. Gl 2,20).
A Semana Santa, que ora iniciamos, pode ser considerada um manual de instruções para o cristão. Jesus pediu a seus discípulos que preparassem, com todo esmero, a sua Páscoa e, com isso, nos ensina hoje a fazer o mesmo. Vamos ler e meditar juntos o relato dos preparativos da Páscoa de Jesus?

Quem sou eu frente a Jesus que sofre?


No início da Semana Santa, Papa Francisco presidiu a celebração de Ramos na Basílica de São Pedro, em Roma. Em sua homilia instigou os fiéis a se colocarem frente à paixão de Jesus e se confrontarem com a própria vida. Leia a homilia na íntegra:
altEsta semana começa com a festiva procissão dos ramos de oliveira: todo o povo acolhe Jesus. As crianças, os adolescentes cantam, louvam Jesus.
Mas esta semana continua com o mistério da morte de Jesus e da sua ressurreição. Ouvimos a Paixão do Senhor. Será bom fazermo-nos apenas uma pergunta: Quem sou eu? Quem sou eu, frente ao meu Senhor? Quem sou eu à vista de Jesus que entra festivamente em Jerusalém? Sou capaz de exprimir a minha alegria, de O louvar? Ou fico à distância? Quem sou eu, frente a Jesus que sofre?
Escutamos muitos nomes, muitos nomes. O grupo dos líderes, alguns sacerdotes, alguns fariseus, alguns doutores da lei, que decidiram matá-Lo. Esperavam só a oportunidade boa para O prenderem. Sou eu como um deles?
Ouvimos também outro nome: Judas. Trinta moedas. Sou eu como Judas? Escutamos outros nomes: os discípulos que não entendiam nada, que adormeciam enquanto o Senhor sofria. A minha vida está adormecida? Ou sou como os discípulos, que não compreendiam o que era trair Jesus? Ou então como aquele discípulo que queria resolver tudo com a espada: sou eu como eles? Sou como Judas, que finge amar e beija o Mestre para O entregar, para O trair? Sou eu um traidor? Sou eu como aqueles líderes que montam à pressa o tribunal e procuram testemunhas falsas: sou eu como eles? E, quando faço estas coisas – se é que as faço –, creio que, com isso, salvo o povo?
Sou eu como Pilatos? Quando vejo que a situação é difícil, lavo as mãos e não assumo a minha responsabilidade, condenando ou deixando condenar as pessoas? Sou eu como aquela multidão que não sabia bem se estava numa reunião religiosa, num julgamento ou num circo, e escolhe Barrabás? Para ela tanto valia: era mais divertido, para humilhar Jesus.

Um Deus Apaixonado

alt“Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (João 3, 16).
Deus nos criou por amor e nos amou a ponto de por mim e por você enviar ao mundo seu único Filho. De fato, a vida de Jesus, sua paixão e morte são um presente, um dom de Deus para a humanidade.
Ao nos criar, Deus nos dotou de inteligência e liberdade, para que pudéssemos escolher entre o bem e o mal, infelizmente fizemos a escolha errada, e então entrou no mundo o pecado, que nos separou da presença de Deus.

Beata Elena Guerra, a apóstola do Espírito Santo


altCom alegria, hoje celebramos o dia da Beata Elena Guerra, a apóstola do Espírito Santo. Ela e Papa Leão XIII, que escreveu a primeira Encíclica ao Espírito Santo na história da Igreja, são duas figuras proféticas do pentecostalismo Católico. Hoje também beato, Papa João XIII abriu o Concílio Vaticano II pedindo para a Igreja a graça de um Novo Pentecostes. Leia abaixo um artigo sobre as cartas escritas pela beata chamadas de “Escritos de Fogo”:
Elena Guerra viveu nutrindo um único sonho nascido de seu chamado profético na Igreja: Fazer o Espírito Santo mais conhecido, amado e invocado. Vendo o mundo de sua época pervertido por Satanás e uma multidão de almas se distanciando do Coração de Deus, Elena é convencida pelo Senhor a iniciar um grande epistolário com o Papa Leão XIII. Em suas cartas, ela pede ao Papa que chame novamente os cristãos para um retorno ao Cenáculo. Pela Novena de Pentecostes, desejava que fosse pregada a Palavra, a fim de que, os ensinamentos divinos iluminassem as mentes para o conhecimento do Espírito Santo e movesse a vontade dos cristãos para corresponderem às suas santas inspirações.

8 de abr. de 2014

#comPARTILHA


Neste domingo, 13.04.14, às 9:00 h.
Passaremos nas ruas de Itabaiana-PB para arrecadar:
ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS
AGASALHOS
BÍBLIA (se você tem mais de uma, faça uma doação para quem não tem condições de comprar. E se você tiver condições, adquira uma para fazer esta doação)

Vamos levar o alimento físico e espiritual para quem mais precisa.
Quaresma - Caridade - Amor - Páscoa - comPARTILHA.

De Deus é o nosso trabalho!

altUm dia de reflexão, formação, partilha, resgate da dignidade do trabalhador e sua família. Assim é o “Projeto Primeiro de Maio” que anualmente celebra o dia do Trabalhador com ações que promovem a Cultura de Pentecostes. O evento é organizado pelos Profissionais do Reino e possui diversas edições por todo o país. Em Araguaína/TO, o Projeto chega a sua sexta edição e, neste ano, atenderáos bairros Monte Sinai, Vila Azul, JK e Nova Araguaína.
O evento terá início com Missa campal na Comunidade São José Operário no bairro JK, às 7h. A celebração será um momento de Ação de Graças a Deus pelos trabalhadores e suas famílias, que deverão levar suas carteiras de trabalho para receber uma bênção especial. Logo após a Santa Missa, haverá café da manhã, e diversas atividades gratuitas que contemplam áreas como saúde, beleza, orientação jurídica, esporte e lazer, que acontecerão durante toda a manhã.
Este ano, a RCC da Diocese de Tocantinópolis aderiu ao desafio feito por Papa Francisco e, por isso, ousou levar o Projeto para as comunidades carentes ao redor do bairro JK: "Gosto de dizer que a posição de um discípulo missionário não é de centro, mas de periferia", disse o Pontífice.

“Eu sou a Ressurreição e a Vida”

altVivemos com a Igreja três domingos correspondentes a temas muito caros à vida cristã, em vista da celebração dos Sacramentos de Iniciação, prevista para a Vigília Pascal. As pessoas que serão batizadas na Páscoa estarão diante de Jesus Cristo, aquele que oferece a Água Viva, Jesus, Luz do Mundo, o mesmo que se revela Ressurreição e Vida, quando se dirige a Betânia, casa de seus queridos amigos Lázaro, Maria e Marta (Jo 11, 1-45). Betânia foi um lugar de experiências muito felizes e profundas de Jesus com seus discípulos. Tudo indica que era uma casa em que se sentiam à vontade, espaço de intimidade e liberdade. Podemos imaginar a visita feita por Jesus, quando a Marta pressurosa até reclama por sua irmã de dedicar tanto à escuta do Mestre, ou os diálogos em torno de uma mesa de almoço.

Não há nenhum limite para a misericórdia de Deus

Antes de rezar a oração do Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro neste domingo, 06 de abril, o Papa Francisco comentou a passagem do Evangelho que narra a ressurreição de Lázaro. Leia o texto na íntegra:
 
 
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
O Evangelho deste domingo de Quaresma nos narra a ressurreição de Lázaro. É o ápice dos “sinais” prodigiosos feitos por Jesus: é um gesto muito grande, muito claramente divino para ser tolerado pelos sumos sacerdotes, os quais, sabendo do fato, tomaram a decisão de matar Jesus (cfr Jo 11, 53).

19 de mar. de 2014

Oração a São José


“A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio.
Por esse laço sagrado de caridade, que os uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com seu sangue,e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo.
Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício.

Vamos celebrar a unidade do Espírito pelo vínculo da Paz!

altÉ chegada a hora de nos reunirmos em mais um Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil, de 17 a 20 de julho no Centro de Eventos do Santuário Nacional, em Aparecida/SP. Que alegria! Como é bom sabermos que somos convidados à casa do Senhor para vivermos unidos como irmãos.
O Congresso Nacional é o evento que reúne todos os carismáticos do Brasil. É o momento propício para orarmos pelo nosso país, estados, dioceses e Grupos de Oração. É o momento oportuno em que Deus envia a seus filhos bênção e vida para sempre.
Sobre os congressos nacionais há sempre uma unção especial, pois neles acontecem um autêntico fluir dos dons carismáticos. Presentes de Deus que são graças a serviço da comunidade e que se difundem em nós simplesmente por estarmos juntos.
Em julho, queremos responder ao chamado que Deus faz a toda a RCC do Brasil: “Completai minha alegria permanecendo unidos” (Fl 2,2). Participe do XXXI Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil e seja um conosco!
As inscrições serão abertas, em breve, no Portal RCCBRASIL. Fique atento!

Fonte: http://www.rccbrasil.org.br/eventos/index.php/artigos/599-vamos-celebrar-a-unidade-do-espirito-pelo-vinculo-da-paz

Momentos de Orações



Neste sábado, dia 15.03.14, tivemos nosso Grupo de Oração Rainha da Paz, com a presença de muitos jovens pudemos vivenciar momentos de oração em que muitos se despojaram nos braços do Senhor. Sob à luz da Palavra contida em Efésio 4, 2-6, refletimos sobre o amor e a convivência com o próximo, que muitas vezes é aquele que está do nosso lado e muitas vezes torna-se difícil de conviver, contudo, é preciso lembrarmos que a Palavra nos fala para suportar uns aos outros, com mansidão, humildade e paciência, sempre buscando a unidade do Espírito pelo vínculo da paz, portanto, é preciso amar a todos, tanto aos amigos como aos inimigos.

18 de mar. de 2014

Papa fala de conversão e alerta sobre perigo da hipocrisia

Quaresma

  Em homilia, Francisco lembrou que Quaresma é tempo de conversão. Ele alertou os fiéis sobre o perigo de “maquiar-se” de santo, vivendo na hipocrisia

papa_conversãoNa Missa desta terça-feira, 18, Papa Francisco refletiu sobre o tempo da Quaresma, que a Igreja vive à espera da Páscoa. Ele comentou que este é um período para conversão, para ajustar a vida e aproximar-se de Deus. Francisco também alertou os fiéis sobre o perigo da hipocrisia, de querer “mascarar-se” de santo.
Citando a Primeira Leitura do dia, em que Deus chama à conversão duas “cidades pecadoras” (Sodoma e Gomorra), Francisco explicou que isso evidencia que todos precisam mudar de vida. Ele lembrou que a Quaresma é justamente esse “ajuste” de vida, mas Deus quer uma aproximação sincera e alerta sobre a hipocrisia.

Grupo de Oração Online - Aviva Rcc

Nossa Web Rádio entrando em uma nova fase... Venha participar conosco desse encontro de Pentecostes através das ondas da Internet...

HOJE ÀS 20:00HRS - ACESSE E PARTICIPE. www.avivarcc.com
Faça seu pedido de Oração através do nosso site ou pelo inbox na nossa página...

Com Jesus no Deserto

altA quaresma começa todos os anos com a narração de Jesus que se retira para o deserto por quarenta dias. Nesta meditação introdutória queremos tentar descobrir o que foi que Jesus fez neste tempo, quais são os temas presentes na narração evangélica, para aplica-los à nossa vida.
1. “O Espírito conduziu Jesus ao deserto”
O primeiro tema é o do deserto. Jesus acabou de receber, no Jordão, a investidura messiânica para evangelizar os pobres, curar os quebrantados de coração e pregar o reino (cf. Lc 4, 18s). Mas não se apressa para realizar nenhuma dessas coisas. Pelo contrário, obedecendo a um impulso do Espírito Santo, se retira no deserto onde permanece quarenta dias. O deserto em questão é o deserto da Judéia, que se estende a partir de fora das muralhas de Jerusalém até Jericó, no Vale do Jordão. A tradição identifica o lugar com o assim chamado Monte da Quarentena situado em frente ao Vale do Jordão.

13 de mar. de 2014

Papa Francisco é um fenômeno, diz Bento XVI


Um ano de Pontificado
 
Papa emérito Bento XVI afirma que, depois dele, Deus preparou um “fenômeno” para governar a Igreja Católica
 
“Estou muito contente com a minha renúncia, porque Deus preparou depois de mim um fenômeno”, diz Bento XVI. Na foto, o encontro histórico entre os dois /Foto: L´Osservatore Romano

francisco e bento XVI
O Papa Francisco é um fenômeno! A afirmação é do Papa emérito Bento XVI. A frase foi testemunhada pelo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal Dom João Braz de Aviz.
“Quando o Papa Bento XVI comentou sobre Francisco, nós ficamos muito contentes, porque ele disse assim : ‘Estou muito contente com a minha renúncia, porque Deus preparou, depois de mim, um fenômeno’. Ele chama Papa Francisco de ‘fenômeno’”, enfatiza Dom Aviz.

11 de mar. de 2014

Mensagem do dia

Renuncie à impiedade e às paixões mundanas
Nós estamos sendo oprimidos, mas o Senhor quer nos libertar e colocar sobre nós uma capa de proteção. Jesus veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas.

Rezemos: "Liberta-me, Senhor! Eu eu não quero viver de paixões mundanas, não quero que ela me domine. Senhor, venha dominar toda a minha mente, toda o meu ser, todo o meu corpo, todos os meus sentimentos e as minhas emoções. Liberta-me de toda impiedade, Jesus".

Não podemos nos deixar dominar pelo maligno. Somos templos de Deus, independente de nossos pecados, de nossos sentimentos. Pelo batismo somos templo do Deus vivo.

Para expulsar o inimigo com o poder do batismo, precisamos fazer sempre o sinal da cruz, que é um sinal de exorcismo. O inimigo semeia e atiça as paixões mundanas. Precisamos ter a proteção de Deus em nossa vida. Clame o nome de Jesus, peça-Lhe que a sua vontade esteja de acordo com a d'Ele.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Fonte: http://cancaonova.com/portal/canais/pejonas/pejonas_msg_dia.php

9 de mar. de 2014

1° Domingo da Quaresma

Anúncio do Evangelho (Mt 4,1-11)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. 3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 4Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.
5Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, 6e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. 7Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’”
8Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, 9e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. 10Jesus lhe disse: “Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto’”. 11Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



Fonte: http://liturgia.cancaonova.com/

Jejum, esmola e oração

A Quaresma, apenas iniciada, é uma forma de viver o tempo nas próximas semanas, oferecida pela Igreja aos fiéis. É ainda ocasião para uma Campanha de Opinião Pública, que chamamos "Campanha da Fraternidade", nossa contribuição para que a sociedade se torne mais fraterna, justa e igualitária. Neste ano de 2014, trataremos de um tema desafiante, o tráfico humano, realidade dolorosa, presente de diversas formas em todas as regiões de nosso país. Para nós, na Amazônia, brote um grito em prol da fraternidade e da superação do mal do tráfico de pessoas, que nos toca bem de perto. Estamos, pois, num "tempo forte" da vida cristã, que faz os dias, em si iguais em seu amanhecer, sol ou chuva, por do sol ou noite, chuva, vento, frio ou calor, se transformarem e adquirirem um colorido diferente. Vem de dentro a possibilidade de aproveitar este período.

A Igreja está nos convocando para injetar valores na juventude

Dunga
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
A palavra de Deus é viva e eficaz. Basta que tenhamos um contato com esta Palvra para que tenhamos a nossa vida transformada.

Por que estamos aqui hoje? Porque estamos endividados. O Papa Francisco veio ao Brasil, reuniu mais de 3 milhões de pessoas, falou com todo mundo, emocionou a muitos, deixou seguranças loucos, esteve no meio do povo, tomou chimarrão e o Brasil parou para ver este homem. Toda a mídia mundial parou para ouvir este homem. Até nossos irmãos separados (evangélicos) perceberam que o discurso era outro, não era de exclusão.

De onde vem as Cinzas?

Você sabe de onde vêm as cinzas que recebemos na Quarta-Feira de Cinzas? Você acha que é papel queimado? graveto queimado? carvão triturado? Se você não sabe, as cinza vêm dos ramos bentos do Domingo de Ramos do ano anterior.
Quando recebemos os ramos no Domingo de Ramos, os levamos para as nossas casas e as colocamos junto aos nossos crucifixos de parede e ou junto aos nossos oratórios, mas com o tempo eles secam. Quando secam, não devemos jogá-los fora, pois foram bentos pelo sacerdote. Por isso, devemos entregá-los na igreja para que sejam queimados e transformados em cinzas, a fim de serem usadas no dia de Quarta-Feira de Cinzas.
No dia de Quarta-Feira de Cinzas, os fiéis são marcados na testa com as cinzas em forma de cruz ou a recebem um pouco sobre as suas cabeças, quando o secerdote pronuncia a seguinte frase, à sua escolha:
- “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás!” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho!”

Fonte: http://www.cantodapaz.com.br/blog/09-o-que-e-a-quaresma/cinzas-quaresma/

O que é a Quaresma?

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

Aviva RCC




O Ministério de Comunicação Social da cidade de Itabaiana criou mais um meio de evangelizar, o Site Aviva RCC, nele você encontrará várias notícias e uma programação feita especialmente para o Cristão. Além de acompanhar os eventos ao vivo, você também poderá deixar seu pedido de oração.

Várias pessoas que não puderam estar no Retiro de Carnaval, acompanharam as nossas atividades do Encontro através das transmissões. 

AvivaRCC – Meu Jeito de Ser Católico! 

Curta também a nossa Fan Page