12 de jun. de 2012

Efusão do Espírito Santo

O Batismo no Espírito Santo ainda é pouco para nos identificar, mas é a essência de nossa espiritualidade, e reconhecer isso é sinal de maturidade e não de espanto. A razão é simples: toda pessoa cristã, cujo batismo seja válido, foi batizada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Portanto, todas são batizadas no Espírito Santo. Todos os movimentos católicos podem dizer, que seus membros são batizados no Espírito Santo, até mesmo as pessoas que não pertencem a nenhum movimento religioso, a nenhuma forma de congregação religiosa, sendo batizadas sacramentalmente, podem dizer que são batizadas no Espírito Santo, foi o que Jesus ordenou em Mateus 28, 19-20.
O fato novo que tem ocorrido na RCC, em relação ao Batismo no Espírito Santo, é que no seu seio essa graça tem sido dinâmica e se renova continuamente, como acontecia na Igreja Primitiva é uma renovação constante do Batismo Sacramental. Essa renovação, com o seu dinamismo, nos tem dado uma identidade ímpar e infelizmente única; o ideal é que todos os católicos, senão todas as pessoas, vivam essa graça.
O Batismo no Espírito Santo é o fato gerador de nossa espiritualidade e com ela nossa identidade. É com o Batismo Sacramental que tudo começa para o cristão, é com a Efusão do Espírito Santo que tudo começa para a RCC. O Batismo no Espírito Santo não é o fim da RCC, ele é seu princípio (tanto como início, quanto como norma).

Conceito:

O Batismo no Espírito Santo não pode ser confundido com o Sacramento do Batismo ministrado com rito próprio pela Igreja, pois não são a mesma coisa. O Batismo no Espírito Santo não é uma repetição do Batismo Sacramental. Vejamos o que ele é em primeiro momento, em João 7, 37-39.

O Espírito Santo é apresentado metaforicamente(substituição natural de uma palavra por uma semelhante) como sendo um Rio de Água Viva.
A segunda idéia para o conceito de Batismo no Espírito Santo está no significado etimológico(origem) da palavra batismo, que no grego, donde ela vem, designa o ato de submergir, de mergulhar.
Então, este batismo feito por Jesus é depois ministrado pelos discípulos aos demais cristãos, é um verdadeiro mergulho no Rio de Água Viva que é o Espírito Santo.


O desejo do Senhor é que sejamos mergulhados por Ele em seu próprio Espírito. É por isso que João Batista revelou que Jesus é aquele que batiza no Espírito Santo(que mergulha no Espírito Santo).
O termo Batismo no Espírito Santo designa o fenômeno espiritual que consiste no ato de uma pessoa acolher a divina graça de ser colocada no coração da Terceira Pessoa da Trindade por meio da ação do Filho.
Falando de Efusão do Espírito Santo, queremos ressaltar que a palavra efusão vem de efundir, que é formada pelo verbo fundir antecedido pelo prefixo "e": e+fundir. Uns dos significados de "fundir" está o de unir, juntar e o prefixo "e" leva ao significado de movimento externo, para fora: como sair por exemplo. Assim, efundir  significa verter(fazer correr para fora), entornar, espalhar-se, derramar-se; concluímos assim que efusão é o ato de efundir-se.


Relacionando tudo isso, é natural dizer que a Efusão do Espírito Santo é o ato de Jesus derramar sobre os crentes seu próprio Espírito. O Batismo Sacramento designa o movimento de Jesus introduzir a pessoa crente no Rio de Água Viva, já a Efusão leva a idéia de que o crente é plenificado pelo Espírito Santo que a ele vem, sempre por um ato de Jesus que O envia, que O derrama sobre quem crê. Ambas significam uma única realidade espiritual, que é a graça da plenitude do Espírito Santo, concedida a uma pessoa que crê em Jesus.
Concluímos que o termo Batismo no Espírito Santo nomeia a graça pela qual o Pai e o Filho nos dão do seu Espírito, também pode ser designado de Efusão do Espírito Santo, para significar o seu derramamento sobre nós. De forma que, Batismo no Espírito Santo significa nosso "mergulho" n'Ele e Efusão, seu "derramamento" sobre nós.


FONTE DE PESQUISA: Apostila 1 Módulo Básico da RCC(Identidade da Renovação Carismática Católica).
FORMADOR: Vanderlei Bernardo Dias


Nenhum comentário:

Postar um comentário